Para ajudar a montar o nécessaire perfeito para a chegada do verão, Vogue reuniu uma seleção dos protetores mais tecnológicos e dos melhores complementos para um kit-praia ideal. Na lista, dicas de produtos para caprichar no bronze e proteger a pele, sem deixar o controle da oleosidade e os cuidados pós-sol de lado; confira a lista completa a seguir.
Pra queimar
É do time das que adoram pegar um bronze? Aposte em produtos que ajudam na missão, ao mesmo tempo em que protegem. É o caso do já clássico das areias Protect & Bronze, da Nivea, que tem extrato de alcaçuz para estimular a produção de melanina. Já o novo ativador de bronzeado Golden Caresse, da Germaine de Capuccini, deve ser aplicado 48 horas antes da exposição — ele faz com que a pele fique tonalizada mais rapidamente, mesmo que o sol esteja fraco.
Na cidade e na praia
A influência do mercado de beleza asiático pode ser sentida nas fórmulas ultrafluidas dos novos protetores. Fininhos, são perfeitos para usar por baixo da maquiagem no dia-a-dia — há até primer: o da Sunlace possui FPS 55 e deixa a pele aveludada. O UV Plus, da Clarins, tem espírito urbano e protege contra poluição e estresse, enquanto o Doctor White, da Givenchy, atua nas manchas além de barrar os raios UV. Famosa por seus séruns poderosos, a SkinCeuticals também tem uma boa versão, desenvolvida para peles sensíveis e com esferas de cor que se adaptam à pele. Graças aos altos FPS, todos têm passe livre também na praia.
Zero brilho
Por conta da mania nacional por pele opaca, todas as empresas se preocuparam em lançar um protetor que alia FPS alto a tecnologias de controle da oleosidade. O novo gel-creme toque seco da La Roche-Posay, por exemplo, aposta em esferas de sílica para manter o aspecto mate. Já o Photoage da Dermage tem textura de musse, que confere acabamento aveludado.
A novidade
O protetor solar em pó com aplicador de pincel é o hype da vez. Mas o novo formato não virou modinha à toa: entre suas benesses estão a barreira física formada por óxido de zinco e dióxido de titânio que cria no rosto, poderosa e ideal para quem tem pele sensível. O pó fica invisível ou confere um ar bronzeado, dependendo do tom escolhido, e ajuda a controlar o brilho. Para completar, o pincel-protetor é a solução ideal para reaplicações ao longo do dia, especialmente em ocasiões nas quais é inviável passar uma nova camada de creme no rosto. Para carregar na bolsa. Dica: pode ser manipulado.
Corpo fechado
Precisa de um produto com FPS alto para proteger o corpo do sol e acaba usando o de rosto? Pois saiba que agora há várias boas opções para não precisar gastar todo o tubinho numa só ida à praia. A novidade mais interessante é o spray para pele molhada da Sundown com FPS 50: sua tecnologia permite que seja aplicado antes mesmo de você se secar, sem ficar com aspecto esbranquiçado e garantindo a eficácia do produto. Já o Sun Fresh FPS 60, da Neutrogena, possui textura deliciosa que deixa a pele hidratada e macia. Com FPS 99, o spray Ultra Defense da Banana Boat é para quem busca máxima proteção.
Pós-sol
Quer que seu bronze recém-conquistado dure mais tempo? Então troque os produtos refrescantes por um hidratante como a emulsão Daily Bronze, da Shiseido, um autobronzeador “diluído” de uso diário cujo efeito é gradual, ou a loção prolongadora da Empório Body Store, que tem em sua fórmula beterraba, urucum e cenoura, ricos em betacaroteno. Se a cor nem sequer chegou, forje com a poderosa musse autobronzeadora da St. Tropez, marca que chega este mês ao Brasil, e para um resultado menos duradouro, aposte no gel Phyto-Touche, que maquia a pele de maneira suave.
Os extras
Rosto e corpo estão protegidos, mas e os cabelos e as regiões sensíveis como lábios, orelhas e cicatrizes? Complete o nécessaire com produtos para essas finalidades. Redken e Kérastase sempre têm boas opções de leave-ins com filtros UV, que ainda por cima deixam o cabelo em ordem o dia todo — o novo Color Extend Sun Waterwear, da Redken, elimina o frizz, protege a cor e resiste à água. Sticks como o da Avène são práticos para usar nas áreas mais delicadas. (VICTORIA CERIDONO)
Ilustrações: Karen Hofstetter